sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vigésima-quinta rodada do Campeonato Brasileiro

Chegando o momento decisivo do campeonato. Os times cariocas entram em campo, para manter as primeiras posições na tabela. O Flu fez o dever de casa e venceu o Avaí, por 3x1; o Fla chega ao 10º jogo sem vitória, mas se mantêm em 6º lugar; o Fogão quebrou a escrita e venceu o Grêmio, por 1x0 lá no Olímpico e o Vasco decepcionou um pouco a galera, empatou com o Atlético-GO, mas se mantêm em 1º lugar. 
Vamos aos comentários: 

FLUMINENSE 
O que vale são os três pontos 

Estive no Engenhão aproveitando meus últimos dias de férias para ver o meu Fluzão jogar. O time não jogou o fino da bola, mas não faltou vontade, e com um time mais técnico, o Fluminense derrotou o Avai, por 3x1, com dois gols de Fred e o primeiro gol do mais novo careca Martinuccio com a camisa tricolor. 

Mas bem que o time poderia brindar a mim e a toda torcida com um futebolzinho melhor, mas como o time vinha de derrota acachapante pro Bahia, valeu e muito os três pontos. 

Logo no começo o Flu mostrou ao time catarinense quem manda. Com toques rápidos, envolvia o seu adversário. E logo fez um gol aos 5 minutos com o Fred, que não perdoa a oportunidade quando aparece na sua frente. Numa jogada de todo o ataque, a bola serviu o artilheiro num rebote do goleiro do Avai, depois do chute do Marquinho. Mas o gol de empate saiu logo depois, aos 8 minutos, numa bola que o Edinho perdeu no meio, pegou a defesa do Flu toda desarrumada e aí já sabe, né? Se já protegida ela falha, imagina toda aberta... Lincoln, riscou pra cima do Leandro Euzébio, serviu o Willian e o camisa 9 colocou com categoria, sem chances para Cavalieri. 
Esse gol desmontou o time do Flu, que começou a errar passes, principalmente o meia Lanzini, que não passa por um bom momento. Pelo menos o garoto não se esconde e busca o jogo o tempo todo. Mas os passes não tem saído de costume. O Avaí tentou aproveitar essa momentânea, mas lhe falta qualidade. Com o passar do tempo o Flu foi se acalmando e as chances de gol voltaram a aparecer, com Sóbis e Leandro Euzébio. Mas coube ao capitão e artilheiro Fred colocar de novo o Flu na frente, com uma boa jogada do Marquinho, que foi trombando até chegar na área e tocar na medida para o camisa 9, ligeramente impedido, botar pra dentro: 2x1. Logo depois, o mesmo Fred armou uma boa jogada, serviu ao Mariano, que cruzou na cabeça do capitão, mas o goleiro avaiano defendeu. 
Na segunda etapa, o Flu começa arriscando com o Marquinho, que fez boa partida, uma bola que riscou a trave. Mas aí o time recuou e começou a levar pressão do Avaí, assustando um pouco a galera, inclusive a mim, que não entendia o motivo do recuo. A defesa dava alguns sustos, como de costume, mas com a entrada do Deco e do Martinuccio, o time voltou a jogar. O luso-brasileiro anima a torcida, com seus toques refinados, até lençol aplicou, mostrando muita categoria. E foi com ele que começou a jogada do terceiro gol, num passe preciso para, enfim, o Mariano acertar um cruzamento, que passou pelo Fred, mas achou o Martinuccio livre para empurrar para as redes e fazer a alegria desse tricolor que vos escreve e os outros 8.844 guerreiros que saíram de casa para torcer pelo seu time de coração. 
 Os três pontos foram importantes, o time chega aos 40 e ainda sonha, mas temos que jogar um pouco melhor. E, na boa, Digão não tem a menor condição de ser titular desse time, é muito afobado. Mesmo com as falhas de domingo passado, o Gum tem que voltar ao time, pelo menos joga com mais calma... 
 Vamos nessa, ainda há tempo, e guerreiro tricolor não desiste jamais! Afinal, somos ou não somos o time de guerreiros?
COMENTÁRIOS DE LUIZ CLÁUDIO ANTONIO 

FLAMENGO 
Mais um jogo, mais um sofrimento. 

Decreto: “Não ouvirei o primeiro tempo do jogo contra o América-MG!” 
Não pode um time que pretende (ou pretendia) ser campeão, ser dominado da forma que foi por um time tão desorganizado como o Atlético-MG. Pior que pode (retifico), pois o Flamengo é tão desorganizado quanto. O diferencial tem sido o R10 que, com passes precisos, deixaram Thiago Neves, Deivid e Leonardo Moura na “cara da gata”, e eles erraram. 
Os gols 
Começo do segundo tempo, cobrança de falta de Daniel Carvalho: 1x0. 
Um pouco depois, Ronaldinho Gaúcho (sempre ele), empataria com ajuda do zagueiro atleticano, e só. 
Empate pífio, futebol medíocre. 

Rapidinha 
O Cruzeiro está anunciando acerto com Luxemburgo. Na minha humilde opinião: “Ruim com ele, pior sem ele”. 
Atlético MG 1x1 Flamengo 
COMENTÁRIOS DE ALAN DALLES 

BOTAFOGO 
Quebramos o tabu 

Mais uma vez o Botafogo não apresentou um grande futebol,mas ganhou do Gremio no estádio Olímpico pelo placar de 1 a 0 e quebrou uma escrita que já durava 16 anos, com um gol do Loco Abreu numa jogada tramada pelo Mago. 
Num jogo trucado que venceu quem errou menos o Fogão além de quebrar a escrita ainda trouxe a memória dos alvinegros o título de 95 no qual o time ganhou do Gremio no Olimpico e depois se sagrou campeão. 
Superstições a parte o Fogão esta definitivamente na briga pelo título e segue firme neste propósito sem contar um jogo atrasado que ainda falta, mas é contra o Santos de Neymar então vamos ver no que vai dar. 
Vamos lá, FOGÃO!!! 
COMENTÁRIOS DE ALEXANDER XAVIER 

VASCO 
Empate frustou a torcida, mas mantêm time na ponta 

Há males que vem para o bem, como diz o ditado popular. No caso desse empate do Vasco há empates que vem para o bem, pois o time com esse ponto conquistado retomou a liderança isolada. 
Mas, se a vitória chegasse, a vantagem seria de três pontos na frente. E nesse campeonato tão equilibrado, qualquer vantagem é bem-vinda! 

Jogando em casa e com o Reizinho da Colina de volta, o time vascaíno parou no aplicadíssimo Atlético-GO, que muitos estragos já fez neste campeonato, inclusive no rival... 
Portanto, não é de se envergonhar, pois o adversário é sim, um bom time... 
Mas, enfim, o que faltou para o Vasco vencer esta partida? No meu ver, nada! 
O time jogou bem, mas esbarrou num adversário de qualidade. Diego Souza, enfim, começa a jogar o que todos esperam dele, fazendo o time do Vasco jogar sem depender exclusivamente de Juninho ou Felipe. Futebol para isso o camisa 10 tem, isso todos sabem. Só faltava ele se empenhar e deixar um pouco da preguiça de lado... Mas, repito o que eu sempre venho dizendo por aqui: o time precisa de um centroavante de mais presença de área, o time sente falta do verdadeiro matador. Élton tá fazendo seus gols, é verdade, mas perde muitos também. É bom o Cristóvão colocar os atacantes para treinar finalizações, porque a partir de agora, toda vitória será imprescindível, para buscar esse título. O time lutou tanto para chegar na liderança, não pode agora desanimar. O negócio é segurar o pagode, não deixar cair, como diria Jovelina Pérola Negra! 

Mas, queria nesse comentário, reproduzir a carta de um torcedor vascaíno, que emocionou e impulsionou todo o elenco do Vasco para jogar pelo seu treinador, no momento mais difícil da vida de Ricardo Gomes. O torcedor Claudio Fernandez, jornalista, escreveu uma carta para o Ricardo, que foi lida no vestiário, na partida seguinte ao AVC do técnico, contra o Ceará. Vale a pena ler: 

"Caríssimo Ricardo Gomes, anote em sua agenda: em 4 de dezembro, nove dias antes do seu 47º e mais festejado aniversário, você será campeão brasileiro. Logo após a épica partida contra o Flamengo, ainda enxugando as lágrimas nas mangas de sua camisa preta, você receberá o mais longo, envolvente e inesquecível dos tantos abraços que Carol e Diego já te deram na vida. Um a um, os jogadores repetirão a coreografia e você se enxergará refletido nos olhos vermelhos de cada um deles. E, então, em um gesto talvez sem precedentes na história do futebol, Juninho te chamará ao centro do campo (“s’il vous plâit, monsieur”) e você será o primeiro treinador a erguer uma taça no lugar do capitão do time. 
A partir de agora, Ricardo, o futuro está escrito. Durante 19 rodadas, três mágicos meses, uma força descomunal tomará conta de seus jogadores. Absolutamente possuídos, todos serão mais do que são. Cada um será mais do que um. E o velho lugar comum terá de ser repensado. Futebol passará a ser 11 contra 22. Nunca um time correrá tanto, se entregará tanto e vencerá tanto por seu treinador".
Claudio Fernandez, jornalista e vascaíno. 


É o que todo vascaíno deseja, vamos torcer para isso, pois o Ricardo Gomes merece! 
COMENTÁRIOS DE FERNANDO SIDRONIO 

 VALEU GALERA, ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário