terça-feira, 28 de agosto de 2012

Décima nona rodada do Campeonato Brasileiro 2012

Dois clássicos cariocas agitaram a última rodada do primeiro turno do Brasileirão 2012. Fluminense derrota o Vasco, com dois belos gols de Thiago Neves e continua na cola do líder Galo, agora somente a um ponto atrás. Flamengo e Botafogo ficaram no 0x0 e veem o G4 cada vez mais distante...


Local: Estádio Olímpico João Havelange, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/08/2012

Público: 9.729 pagantes Renda: R$ 288.880,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henriques (Fifa-RJ) 
Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia(Fifa-RJ) e Jackson dos Santos(RJ)
Cartões amarelos: William Barbio, William Matheus, Wendel, Fellipe Bastos e Juninho Pernambucano (Vasco); Edinho, Jean, Samuel, Fred e Thiago Neves (Fluminense)
GOLS: 
VASCO: Gum (contra), aos 27 min do segundo tempo
FLUMINENSE: Thiago Neves, aos 26 e 41 minutos do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass, Auremir (Jonas), Douglas, Dedé e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto (Tenório); William Barbio (Fellipe Bastos) e Alecsandro
Técnico: Cristovão Borges

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean (Diguino), Wagner (Samuel) e Thiago Neves; Wellington Nem (Rafael Sóbis) e Fred
Técnico: Abel Braga
COMENTÁRIOS:
REINALDO PERLINGEIRO

VENCE O MAIS TÉCNICO E MAIS MALANDRO, MAIS ATITUDES DE CAMPEÃO


MAS O QUE PRECISA PARA MELHORAR A ARBITRAGEM????

Entram em campo desfalcados de jogadores importantes, o tricolor de NELSON RODRIGUES, FÉLIX, entre outros homenageados, denominado pela sua apaixonada torcida, de “time de guerreiros”, em pequeno número no clássico, e o tradicional representante dos portugueses no RIO DE JANEIRO, GIGANTE DA COLINA, ou ainda “BACALHAU”, de ROBERTO DINAMITE, diante de sua, embora muito pequena no ENGENHÃO, mas empolgante torcida cruzmaltina.

Eis que em um disputado primeiro tempo, sobretudo no meio campo, o GIGANTE DA COLINA até que consegue superar taticamente, em parte do tempo corrido, o brilhante elenco tricolor. Conseguiu ter mais posse de bola e realizar melhor certas jogadas. Entretanto, nenhuma jogada de perigo para os grandes arqueiros. Enfim, um primeiro tempo que me fez cochilar. E olha que ainda não tinha chegada a hora de dormir. A patroa falou-me: parece que está dormindo, desligue essa televisão!!! Ela não ouviu um Ahhhhhhhhh, Ufffffffff, um grito siquer. Mas que joguinho heinnnnnnn!!

Começa o segundo tempo, e verifica-se que parecia realmente uma decisão de campeonato. Mas que jogo aberto, bem jogado técnica e taticamente. Meus olhos não desprendiam-se da tela e por diversas vezes surgiram as expressões empolgantes revelando uma excelente disputa. Êtaaaaaa. Os goleiros começam a justificarem seus salários, mesmo assim, ainda sem algo espetacular.

Não demorou muito, o tricolor das LARANJEIRAS, de jogadores espetaculares, parecendo melhor arrumado, parte em velocidade e em uma linda jogada, surpreende a todos, com um golaço de quem estava devendo à torcida, embora o autor não admitisse. Ma serviu para empolgar mais ainda a partida. E tanto que, não deu nem para os empolgantes torcedores tricolores cantarem muito. O GIGANTE ataca e em um belo cruzamento da direita, por onde desenvolveu na maioria das vezes as suas jogadas, encontra o GUM e o ALECSSANDRO tentando chegar na pelota. Mas o tricolor leva a melhor, todo feliz por chegar primeiro, e, ao mesmo tempo, resolve ajudar o seu companheiro da COLINA, diante do seu grande esforço. Empurrou a criança contra o próprio patrimônio. Eis que o jogador da COLINA sai correndo, comemorando muito, deixando sua torcida comemorar mais um gol seu, na disputa da artilharia. É, mas depois esclarece-se, e GUM, cabisbaixo, não desanima. Mas o ALECSSANDRO não agradeceu.

Chegamos a um resultado normal, 1 x 1, para um clássico que tornou-se empolgante. Só restava saber, ainda com um bom tempo de jogo pela frente, quem seria capaz de usar mais a técnica, tática, e não vamos esquecer, a “ malandragem”, que o jogador brasileiro é mestre. E foi aí que a diferença veio. Falta a favor do tricolor na entrada da grande área CRUZMALTINA, após jogada de SÓBIS, faltando poucos minutos para o término do jogão. Aproximam-se para cobrar FRED, THIAGO NEVES E WAGNER. Ficam próximo a bola somente FRED e THIAGO. E, claramente em jogada ensaiada,o tricolor EDINHO joga-se sobre a barreira, abre espaço e em um chute de curva, perfeito, THIAGO NEVES coloca a bola no canto direito do arqueiro da COLINA. 2 X1 para o tricolor.
E a partir daí, viu-se o time da COLINA, apesar das diversas substituições, partir forte para cima, tentando o empate de todas as maneiras. O tricolor, também com suas alterações, limitou-se a realizar alguns contra-ataques.

Apito final, término do jogo, resultado justo, venceu a técnica e a malandragem. Tricolores felizes e cruzmaltinos frustrados.

E, aí vimos os seguranças virem imediatamente em direção à arbitragem, fazendo um isolamento. Jogadores da COLINA correram para, em princípio, apenas reclamar com o árbitro. Sabe-se lá o que falaram. Um cruzmaltino conseguiu levar amarelo após o término da partida.

Cabe ressaltar mais uma vez a arbitragem desastrosa, que claramente cometeu erros, para ambos os lados. Me parece que ao invés de termos somente árbitros atrás do gol, também teremos que escalar árbitros para vigiar cada um dos jogadores. Penso que aí poderá resolver, 22 árbitros para jogadores, um no meio e dois atrás do gol. Então, será que para resolver a questão da arbitragem confusa precisaremos 25 árbitros???
COMENTÁRIOS:
FERNANDO SIDRONIO


Tá, vamos começar com a discussão de hoje de manhã lá no bar do Mourinho:
_ O Vasco foi roubado, é sempre aquele juiz que apita ao jogo do Vasco e o prejudica.
_ É isso mesmo!_ Respondeu em coro os outros vascaínos que estavam no bar.
Então eu vou começar por aí.
Se isso sempre acontece, e não há como resolver isso, é melhor nos acostumarmos.
Sabe por quê?
Porque se prestarmos bem atenção no nosso querido futebol brasileiro, nós iremos ver fortes indícios de que ele não ganho apenas em campo; de que ele não parcial com todos os times; de que alguns times sempre são prejudicados pelo apito (que diga o Botafogo), e que, ele é mal gerido e é uma oligarquia. E isso para ser bem bacana com o assunto.
Dessa maneira vou terminar esse papo por aqui, porque as únicas coisas que o futebol brasileiro não  não consegue ser, de maneira concreta, é justo, apartidário e livre de intrigas passionais de seus dirigentes, árbitros, jogadores e técnicos ( e, tirando os árbitros, ainda se dizem profissionais).
Agora vamos ao jogo:
O Vasco jogou bem, muito bem por sinal, se tivesse jogado assim nas outras partidas anteriores, talvez estivesse mais acima na tabela, o Gigante da Colina perdeu simplesmente porque perdeu. Não que o Fluminense tenha sido superior ou que o Vasco tenha sido roubado, só há três possibilidades: se ganha, se perde ou se empata, parece imbecil dizer isso, mas percebo que alguns torcedores do clube de São Januário esqueceram disso.
Como disse, o Trem Bala jogou bem, Cristovão Borges tentou surpreender o time tricolor, colocando William Barbio no lugar de Tenório, que era o titular para o primeiro tempo nas notícias da semana, só que não causou o efeito pretendido. O Demolidor mostrou que está recuperando sua forma, com boas jogadas, movimentação e vontade de jogo (aliás perdeu um gol que seria o mais belo gol do jogo), o resto do time jogou de forma regular, Prass fez algumas defesas boas. Felipe Bastos novamente emperrou o time entrando no segundo tempo. Alecsandro é ruim.
No mais, o Vasco fez um ótima partida e espero que continue assim. Pois eu acredito que o Time da Colina tem grandes chances de ir bem longe nesse campeonato, pois, apesar dos problemas de nosso futebol brasileiro, ainda sou vascaíno e apaixonado por futebol.
Saudações vascaínas.

Conversa de esquina:
- Por mais que eu não queira falar sobre isso, mas um árbitro apenas apitar tantos clássicos do Vasco, demostra que ele deveria jogar na mega-sena, vai ter sorte em sorteio lá assim, lá na federação.
-Barbio corre muito, mas é lamentável quando tem que usar a cabeça para tocar a bola.
- Sinceramente, acho que o Vasco tinha que rever todo seu esquema tático e dispensar de vez tanto Alecsandro como o Cristóvão Borges.



Local: Estádio Olímpico João Havelange, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de agosto de 2012

Público: 8.863 pagantes Renda: R$ 264.555,00
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ) 
Assistentes: Marco Santos Pessanha e Rodrigo Henrique Corrêa (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Brinner, Lucas, Lodeiro, Márcio Azevedo, Cidinho (Bota); Cáceres, Gonzáles (Fla)

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Brinner (Dória), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Seedorf, Andrezinho (Cidinho) e Lodeiro; Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wellinton, Marcos González e Ramon; Cáceres, Luiz Antônio (Muralha), Ibson e Thomás (Adryan); Negueba (Liedson) e Vagner Love
Técnico: Dorival Júnior

COMENTÁRIOS:
ALEXANDER XAVIER


Em jogo muito difícil o Botafogo empata com o Flamengo na última rodada do primeiro turno!
Mais um empate entre Botafogo e Flamengo e o placar de 0 x 0 foi a decepção do ultima rodada do primeiro turno do brasileirão. Mas não foi um jogo chato e sim com muito equilibrio entre as equipes que mantiveram um jogo de muita correria mas de poucas chances de gol, o Botafogo quase não chutou a gol e quando conseguia esbarrava na defesa do Fla que fez uma forte marcação no Elkeson, que mais uma vez jogou
improvisado como homem de área, isolado no ataque pouco pode fazer. No meio Andrezinho foi com Seedorf autor de varias boas jogadas, mas poucas que levassem perigo a meta Rubro Negra, com o Flamengo alternando algumas boas jogadas com alguns erros de saída que deixavam o Vagner Love muito isolado também e com poucas chances de chegar a meta alvinegra. E esse foi o retrato do primeiro tempo. 

No segundo tempo as coisas mudaram um pouco, com mais vontade o glorioso buscou mais o ataque e partiu pra cima buscando o gol mas com isso se expôs aos contra ataques do Flamengo que eram bem mais perigosos e com uma bola na trave no finalzinho do jogo quase abre o placar com Liédson que tinha entrado no lugar de Thomas. Mas foi o jogo do equilíbrio e o resultado foi justo.
Vamos lá Fogão!!!

COMENTÁRIOS:
ALAN DALLES

Flamengo e Botafogo ficam no 0x0, domingo no Engenhão e se distanciam do chamado G4, grupo dos classificados para a Libertadores 2013.
Mas o time rubro-negro mostra evolução,  o número de acertos de passes está bem maior que o de erros. Isso demonstra que o trabalho está sendo bem feito.
Aos 18 do primeiro tempo, um impedimento que poderia ter sido um pênalti a favor do Flamengo. Jogo movimentado com ligeiro domínio rubro-negro. Começo bastante confuso, entretanto os passes e as jogadas estão melhores.
Aos 24 minutos, o jogo está confuso. Muita marcação e pouca inspiração. Aos 44 minutos, duas belas defesas do goleiro alvinegro e fim do primeiro tempo. O Flamengo apresentou um bom futebol. Finalmente apareceram as jogadas ensaiadas e melhoraram os passes. Melhor está o sistema defensivo. O Botafogo tem jogadores rápidos, mas o posicionamento está muito bom. Se melhorar o posicionamento ofensivo e as finalizações, grandes chances terá o Flamengo para sair com a vitória.
Mas vem o segundo tempo, as marcações se sobressaíram e o nível técnico do jogo caiu. No lado rubro-negro, só a destacar a cabeçada de Liédson na trave como única jogada de emoção e o placar, justo, ficou mesmo no 0x0. Definitivamente, para esse ano, não dá mais pra pedir algo além do que vem sendo mostrado, mas acredito na formação da base de um time que jogará pra valer em 2013, é só deixarem o Dorival trabalhar. Com o seu talento de montar bons times taticamente falando, com a pré-disposição de usar a garotada e claro, a chegada de um camisa 10 (não o Adriano), um articulador de jogadas, tenho esperanças de um futuro melhor para o mais querido. É só aguardar.
Saudações Rubro-Negras!

VALEU GALERA, ATÉ A PRÓXIMA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário